FESTIVAL SAMPA SAMBA ROCK LEVA EM 24 DE ABRIL A VIVÊNCIA E O GINGADO DO POVO PRETO DE SÃO PAULO PARA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO ITAIM PAULISTA

O evento, idealizado pelo pesquisador e curador artístico Diego Dionísio, contará com as participações do cantor e compositor Jônatas Petróleo e do coletivo Groove 011

 

No próximo dia 24 (domingo), a partir das 15h, a ginga e a musicalidade do Sampa Samba Rock tomam conta da Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista. A iniciativa, que ocorre após uma apresentação, no começo deste mês, na Casa de Cultura Municipal de Santo Amaro, faz parte de um projeto idealizado pelo pesquisador e curador artístico Diego Dionísio, que recorre à multilinguagens para dar visibilidade para essa expressão artística urbana e negra das comunidades do samba, convidando o público a uma imersão cultural e musical em ritmo de diversão tendo como anfitriões dois convidados especiais: o cantor e compositor Jônatas Petróleo e o coletivo Groove 011.

O samba rock, que é considerado, desde 2017, Patrimônio Cultural Imaterial paulistano pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), ainda não teve, desde seu reconhecimento, uma ação de preservação das comunidades em que está presente. Nesse sentido, e de acordo com Dionísio, o projeto tem por objetivo contemplar três gerações de mestres, músicos e dançantes. “Queremos mostrar essa tradição negra paulista vivenciada com seus rodopios, giros, ginga, manobras, afeto e coletividade”, afirma o curador, que atua há mais de 20 anos com artistas negros e a comunidade LGBTQIA+.

Ainda de acordo com Dionísio, a continuidade do samba rock ancora-se nos coletivos culturais que difundem a cultura negra paulistana em diversos territórios. “Formadas por mestres populares, músicos e dançarinos, as comunidades em que esta manifestação artística se mantém viva se multiplicam pela cidade e se somam para realizar o que chamamos de dança-vivencial- celebrativa”, afirma. Além disso, ele complementa que essa união característica do movimento do samba rock transcende os bailes e finca presença em frentes que se dedicam a ações que vão desde a desburocratização das produções dos encontros para celebração do ritmo até a elaboração de políticas públicas destinadas à salvaguarda desse patrimônio imaterial.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

Groove 011: formado com a intenção de levar a cultura samba rock de forma acessível a todos, ministrando aulas com professores  especializados que disseminam esse autêntico movimento preto e paulistano.

Jônatas Petróleo: produtor musical, arranjador, professor, instrumentista e ativista sócio-cultural, desde cedo já impressionava com o seu virtuosismo musical por meio de suas composições e por ser dono de uma potente voz que atinge notas mais graves, algo alcançado por poucos cantores. Fez parte de alguns coletivos e comunidades, como a Associação Zumaluma, o Samba Da Vela, grupo Dose Certa e a A Tríade CPF, um trio paulistano de samba. Atualmente, acaba de lançar seu primeiro trabalho solo, o EP intitulado de "Alô Barrafunda" com as canções  "Alô Barrafunda" e "Revoada".

 

SOBRE O IDEALIZADOR

Diego Dionísio é guarulhense, jornalista, gestor de política pública e curador artístico. Atua no mercado cultural e da economia criativa há 20 anos. Pesquisador da Comissão Paulista de Folclore, foi premiado em vários projetos culturais, possui em seu acervo mais de 10 mil fotos de comunidades tradicionais e étnicas por todo o Brasil. Como gestor de patrimônio imaterial e produtor cultural esteve à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e Salvador. Em Guarulhos, Dionísio produziu, no Bosque Maia, o “Arraiá Arte Na Rua” em parceria com a Rede Globo.

 

(serviço)

Sampa Samba Rock

Onde: Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista

Endereço: Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles

Quando: 24 de abril

Horário: 15h

Duração: 80 minutos

Ingresso: gratuito

Mais informações: em www.sampasambarock.com.br e @sampasambarock, @smcultura

@taditoproducao, @projetogroove011, @jonataspetroleooficial


Categoria:Noticias de samba e pagode

Deixe seu Comentário